FAQ


Mail

Como posso obter um e-mail no IST?

Desde Setembro de 2006, todos os novos alunos do IST dispõem automaticamente de uma conta no sistema central de mail e um endereço no domínio @ist.utl.pt (agora @tecnico.ulisboa.pt). Esta é a conta usada pelo IST para contactar oficialmente todos os utilizadores.

Tenho um problema com o meu mail do IST, como resolvo?

Todas as questões relacionadas com o mail do IST devem ser colocadas à DSI, que é a entidade responsável por este sistema.

Laboratórios

Quando é que posso utilizar os laboratórios? Posso aceder aos laboratórios à noite?

Geralmente, os alunos de Informática podem utilizar os laboratórios 24h por dia: consultar as Normas de funcionamento da RNL e as condições de Acesso ao Pavilhão de Informática I.

O que preciso para poder usar os PCs dos laboratórios?

O login é feito usando as credenciais do Fenix, e é necessário ter o serviço AFS activado, que pode ser feito na página do self-service da DSI.

Como posso ver o espaço que tenho livre na minha área pessoal?

Cada aluno do DEI tem uma área pessoal no AFS de 10GiB. O procedimento seguinte deve ser efetuado em Linux, uma vez que o Windows não consegue aceder aos dados guardados pelo Linux, enquanto o inverso se verifica. Para ver o espaço que tem ocupado:

fs listquota -human

Para ver o espaço ocupado, identificando as respetivas pastas (a pasta yesterday é uma cópia de segurança automática e diária):

du -h --max-depth=1 --exclude=yesterday | sort -h

No caso de pretender contactar a administração da RNL devido a falta de espaço na área pessoal, agradecemos que indique o output obtido ao correr os dois comandos anteriores.

Não consigo fazer login nos laboratórios, como resolver?

Se obtiver um erro ao tentar fazer login, quer em Windows quer em Linux, é possível que tenha excedido a quota da sua área AFS. Neste caso, deverá eliminar alguns ficheiros, de forma a ficar com um mínimo de 25MB livres.

Para tal, terá de fazer login numa consola de texto, tal como por SSH para o sigma ou nexus, ou utilizando um terminal virtual (TTY) dos laboratórios. Para alternar para um TTY de texto nos laboratórios, utilize a combinação de teclas Ctrl + Alt + F<número>, onde <número> é um número entre 1 e 6. Deverá ser-lhe apresentado um ecrã de login de texto. Depois de executar o procedimento em baixo, deve terminar a sessão (com o comando exit) e depois voltar para o terminal gráfico com a combinação de teclas Ctrl + Alt + F7.

Na consola de texto, deverá correr os comandos listados em Como posso ver o espaço que tenho livre na minha área pessoal? para ver a sua quota do AFS, e, após identificar as directorias que ocupam mais espaço, eliminá-las.

Casos comuns de directorias a ocupar espaço considerável são:

  • .cache (Cache das aplicações, incluindo Chrome e Firefox; normalmente é seguro eliminá-la)
  • .eclipse (Eclipse)
  • .m2 (Repositório de pacotes Maven)
  • .local/share/akonadi (Base de dados do Akonadi)
  • .local/share/Trash (pasta da Reciclagem
  • Windows7.V2 (Profile do Windows)

Caso libertar espaço não resolva o problema, poderá ser necessário eliminar a directoria Windows7.V2.
Caso o problema persiste, contacte a administração da RNL.

Não me consigo ligar ou tenho problemas a usar a Eduroam/Wireless, o que posso fazer?

Tal como para o resto do IST, a Eduroam não está a cargo da RNL, mas sim da DSI. Em caso de dúvidas ou problemas deverá contactar a DSI ou ir ao atendimento presencial conforme presente aqui.

Quando inicio o Enterprise Architect (versão 10) é me pedida uma chave de activação, onde a obtenho?

A chave para activar o Enterprise Architect está disponível no Delta IST. Após autenticação, terá acesso à “Registration Key”, basta copiar e adicionar a chave ao programa.

Como posso activar autenticação por kerberos no Firefox?

  1. Na barra de endereços do Firefox escrever about:config para visualizar a lista das configurações disponíveis.
  2. No campo Filter escreva negotiate para apresentar uma lista mais pequena com as opções pretendidas.
  3. Carregar duas vezes com o rato em network.negotiate-auth.trusted-uris para abrir a caixa de edição
  4. Inserir no campo disponível na caixa de diálogo anterior o domínio do IST: .tecnico.ulisboa.pt
  5. Repetir os passos 3 e 4, agora para o parâmetro network.negotiate-auth.delegation-uris.

Como posso activar autenticação por kerberos no Chrome?

Para activar autenticação por kerberos no Chrome é necessário correr o programa da seguinte forma:
/path/to/chrome --auth-server-whitelist="*.tecnico.ulisboa.pt"

De modo a facilitar a utilização do browser com autenticação por kerberos, pode-se criar com o comando acima:

  • um novo atalho no ambiente de trabalho no caso do Windows
  • criar um script ou definir um alias em debian, que pode integrar da forma como desejar

O teclado e o rato não funcionam no Windows, o que faço?

O problema deve ficar resolvido com um simples reboot do sistema. Caso o problema persista contacte a administração.

Porque é que não é permitido desligar os computadores dos laboratórios?

O Cluster da RNL é fornecido utilizando os computadores dos laboratórios. Como tal, ao desligar um dos computadores é possível que esteja a interromper o processamento de um dos trabalhos a correr no cluster. Tendo em conta que ter os computadores sempre ligados poderia ser considerado um enorme desperdício de energia, os computadores são automaticamente desligados passado algum tempo caso não estejam a ser utilizados por um utilizador local nem pelo Cluster da RNL.

Software disponível nos laboratórios (Linux)

Que versões do Java estão disponíveis e como as posso usar?

No Linux, as máquinas virtuais de Java estão todas em /usr/lib/jvm/ . Cada pasta no interior tem uma versão do Java diferente. Para utilizar as ferramentas de uma versão específica em vez da predefinida, estas devem ser chamadas pelo seu caminho completo, ou seja, em vez de utilizar:

java -jar executável.jar

Deve-se utilizar

/usr/lib/jvm/<versão do java>/bin/java -jar executável.jar

Para definir estas versões do Java de forma permanente, pode-se editar o ficheiro ~/.bashrc com as seguintes linhas:

export JAVA_HOME="<caminho para a versão do Java a utilizar>"
export PATH="$JAVA_HOME/bin:$PATH"

Ao tentar aceder ao Sigma por ssh, obtenho o seguinte erro (em que XXXYZ representa o número mecanográfico).

/afs/.tecnico.ulisboa.pt/users/Y/Z/ist1XXXYZ/.ssh/config line 2: Missing argument.

Este erro deve-se a uma configuração desactualizada do serviço ssh que pode ser corrigida com o seguinte comando:

rm ~/.ssh/config

Como acedo ao WEKA?

O WEKA está instalado como uma aplicação e, como tal, deve de ser executado a partir de um terminal com o seguinte comando:

 weka -m 2028m

Não consigo compilar ou correr programas do TinyOS

O TinyOS necessita de variáveis de ambiente definidas. Para as configurar deve ser corrido no terminal o seguinte comando:

source tinyos-env

Que versões do python estão disponíveis e como as posso usar?

Consulte a lista de Software dos Laboratórios.
Para utilizar o python 2 basta chamar no terminal o seguinte comando:

python

Note, no entanto, que o python 2 já não é suportado e será removido em breve.
Alternativamente pode ser usado:

python2

Similarmente para python 3 é:

python3

Como mudar a versão de python que uso no WingIDE?

Primeiro abrir o wingIDE. De seguida aceder a “Edit” > “Configure Python…”.
Por fim alterar a opção “Use Default” para “Custom” e inserir na caixa de texto abaixo “python3”. O WingIDE vai pedir para reiniciar a python shell e escolher reiniciar.

Como alterar configurações do servidor MySQL?

As variáveis do MySQL podem ser alteradas numa instância de MySQL que já esteja correr através de um cliente MySQL, sem alterar ficheiros de configuração. Por exemplo, para ver e alterar o número máximo de ligações que o servidor aceita em simultâneo:

  • Ligar ao servidor MySQL a correr em ::1 na porta 10000
    mysql -h ::1 -P 10000 -p
    
  • Ver o valor da variável max_connections:
    MariaDB [(none)]> show variables like 'max_connections';
    +-----------------------------------------------+-----------------+
    | Variable_name                                 | Value           |
    +-----------------------------------------------+-----------------+
    | max_connections                               | 151             |
    +-----------------------------------------------+-----------------+
    1 row in set (0.00 sec)
    
  • Alterar o valor da variável max_connections para 200:
    MariaDB [(none)]> set global max_connections = 200;
    Query OK, 0 rows affected (0.00 sec)
    
  • Ver o valor da variável max_connections, agora alterado para 200:
    MariaDB [(none)]> show variables like 'max_connections';
    +-----------------------------------------------+-----------------+
    | Variable_name                                 | Value           |
    +-----------------------------------------------+-----------------+
    | max_connections                               | 200             |
    +-----------------------------------------------+-----------------+
    1 row in set (0.00 sec)
    

Como correr o Docker?

Por questões de segurança, é necessário que cada utilizador siga os seguintes passos antes de proceder à utilização do docker, dado que em instalações normais este requer privilégios de administrador.
Deve-se correr apenas uma vez o seguinte comando para instalar localmente o docker:

setup-docker

De seguida, adicionar as seguintes linhas ao ficheiro ~/.bashrc (apenas terá efeito após abrir um novo terminal):

export PATH=$HOME/bin:$PATH
export DOCKER_HOST=unix://$XDG_RUNTIME_DIR/docker.sock

Após cada login, cada vez que o utilizador pretender utilizar o docker, ativar o serviço com:

systemctl --user start docker

Software disponível nos laboratórios (Windows)

Ao tentar abrir o Google Chrome recebo a seguinte mensagem de erro, como posso resolver este problema?

The profile appears to be in use by process XXXX on host linXXpX.
If you are sure no other processes are using this profile, delete the 
file /afs/ist.utl.pt/users/Y/Z/ist1XXXXX/.config/google-chrome/SingletonLock and relaunch Google Chrome.

Basta apagar o referido ficheiro, dado que terá existido algum erro na escrita do mesmo.

Ao tentar fazer login aparece a seguinte mensagem de erro, como posso resolver este problema?

Integrated login failed: unknown RPC error (-1765328347)

Esta mensagem surge quando existem problemas com a ligação aos servidores de AFS. Sugere-se que volte a tentar fazer login um pouco mais tarde (5mn-25mn). Caso o problema não se resolva, entre em contacto connosco.

Ao tentar fazer login aparece a seguinte mensagem de erro, como posso resolver este problema?

The Group Policy Client service failed the logon. Access is denied»

Esta situação ocorre quanto existem problemas na sincronização dos dados no final da sessão.

É necessário apagar os ficheiros USER.DAT e user.pol em WindowsRNL.v2 (profile do utilizador). Ao eliminar estes ficheiros perdem-se as configurações ao nível do registo do windows.

Caso o problema não fique resolvido, pode ser apagada toda directoria do WindowsRNL.v2, com a perda das configurações que o utilizador tiver efectuada.

Os dados do utilizador (documentos, código fonte, etc) não são afetados por este procedimento.

O Enterprise Architect 10 parece precisar de uma chave. O que fazer?

Cada aluno que pretenda utilizar Enterprise Architect 10 terá de inserir uma chave individual que é disponibilizada pela DSI, neste endereço. É necessário estar autenticado no Fénix para poder visualizar a chave. Após obter a sua chave, abra o Enterprise Architect 10 e verá a janela seguinte onde deverá selecionar “AddKey” e em seguida inserir os seus dados.
EA_askKey

Nexus

Como posso alojar uma página web no Nexus?

O Nexus não dispõe de servidor de páginas Web. Caso queira alojar uma página web, pode utilizar o serviço web da DSI. No entanto, o serviço web da DSI utiliza o AFS, que também pode ser acedido pelo Nexus.

Quanto espaço posso utilizar no Nexus?

O Nexus não têm espaço local para o os utilizadores, usa as áreas AFS fornecidas pela DSI como área pessoal. Pode consultar mais informações sobre o AFS do IST aqui.

Porque que não consigo fazer login automático com chave pública?

Não é possível usar chave pública para fazer login por SSH devido à area pessoal estar no AFS, sendo preciso o ticket de Kerberos para lhe aceder. A forma recomendada de automatizar o login passa por usar o cliente de kerberos na sua máquina. Instruções de como configurar isso encontram-se aqui.

Como posso corrigir problemas com permissões no AFS?

As áreas AFS são fornecidas pela DSI, e a RNL não tem possibilidade de aceder às áreas dos utilizadores, pelo que se modificar permissões irremediavelmente terá de contactar a DSI de forma a resolver a situação.