Migração Gitea – Gitlab


A instância atual de Gitea mantida pela RNL será descontinuada e substituída por uma instância de Gitlab. Durante o período de transição ambas as instâncias co-existirão de modo a minimizar o impacto da migração. Leia atentamente as questões frequentes inerentes à transição de modo a mitigar qualquer dúvida relativa à mesma.

Questões frequentes

Porquê a migração?

Atualmente o Gitea não apresenta muitas funcionalidades que outros Git Repository Managers possuem, e que são desejáveis. O Gitlab apresenta-se como uma solução all-in-one e é atualmente a self-hosted web-based git repository interface mais utilizada. Como tal, a administração da RNL decidiu migrar o serviço de git disponibilizado à comunidade para uma instância de Gitlab. Desejamos que a migração interfira o mínimo possível com a experiência dos utilizadores, daí a existência de um período de transição. Este período estender-se-á até à data de início do segundo semestre, sendo o Gitea descontinuado dia 19 de fevereiro de 2023.

Vou perder todos os meus repositórios?

Não. Durante o período de transição a instância de Gitea estará funcional e é possível importar os repositórios existentes na mesma para a instância de Gitlab (ver último ponto).

Quando o período de transição terminar e o Gitea for descontinuado, vai ser tudo apagado?

Não. O Gitea continuará acessível no url gitea.rnl.tecnico.ulisboa.pt até ao final do ano letivo, sendo nessa altura removido na totalidade. É portanto fortemente desaconselhado utilizar o serviço após este ser descontinuado.

Fiz git push/pull num repositório que já tinha localmente e não funcionou. Como resolvo?

Com a transição é necessário alterar o remote. O comando a utilizar é git remote set-url origin git@gitlab.rnl.tecnico.ulisboa.pt:<nome-do-repo>.git

É possível requisitar Runners privados?

Sim. Para mais informações consultar esta página.

Quero adicionar colaboradores a um repositório. Como funciona o sistema de permissões do Gitlab?

O sistema de permissões do Gitlab é bastante diferente do sistema do Gitea. Como tal, recomendamos a leitura desta página antes de adicionar colaboradores.

Como importar repositórios do Gitea para o Gitlab?

1. Ir a https://git.rnl.tecnico.ulisboa.pt/user/settings/applications
2. Na secção “Manage Access Tokens” inserir um nome para o código e clicar em “Generate token”.
3. Copiar o código que irá aparecer no topo da página.
4. Ir a https://gitlab.rnl.tecnico.ulisboa.pt/import/gitea/new
5. Inserir https://git.rnl.tecnico.ulisboa.pt/ em “Gitea Host URL”.
6. Inserir o código copiado em “Personal Access Token”.
7. Clicar em “List your Gitea Repositories” e aguardar enquanto o Gitlab lê as informações dos repositórios. Irá ser redirecionado para uma página com todos os repositórios que pode importar.
8. Selecionar os repositórios a importar clicando em “Import” à direita da tabela.

Em caso de dúvidas, contactar a RNL.